terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Oficina com André Henrique

Em uma oficina de amor, André Henrique emocionou a todos com sua palavra sempre sensata e motivadora de profundas reflexões.

Enquanto ouvia as considerações fui anotando algumas impressões e apontamentos sobre a mesma que coloco abaixo. As partes entre aspas são frases de André que consegui anotar. Depois poderemos checar na gravação oficial se ele usou exatamente essas palavras. Ao final dessas anotações algumas fotos.

André começa falando um pouco sobre a obra Lázaro Redivivo

Lembra de um novo livro editado pela FEB onde Gerson Simões Monteiro organizou as histórias narradas por Humberto de Campos em seus livros sobre a vida de Jesus. O livro se chama No Roteiro de Jesus.

Pergunta ao público como eles se sentem em relação à entrada de Jesus em Jerusalém nos últimos dias de vida. Expressa a incompreensão sobre a questão de se falar que Jesus ressucitou após três dias, mas que ele entra em Jerusalém na Sexta, morre no sábado e ressucita no Domingo.

Quantos de nós estamos realmente pensando sobre as atitudes de Chico nesta Confern e quantos estamos apenas fazendo algo para criar de Chico um mito a ser reverenciado?

Andrá cita momentos da reunião mediúnica da noite anterior onde algumas lindas mensagens foram recebidas.

Numa delas, respondendo a uma pergunta proposta - onde estão os espíritos amigos a ajudar os encarnados naqueles momentos difíceis da vida diária - um espírito responde dizendoque estão prontos e trabalhando, esperando pela abertura dos encarnandos para que eles possam ajudar. E aí ele pergunta de volta onde estão os vivos que os espíritos desencarnados também esperam para poder fazer a parte deles?

Depois cita que Alba Tavares de Oliveira, ex-presidente da FERN, já desencarnada transmite uma mensagem vinda de Auta de Souza incitando-nos a nos levantarmos e a agirmos.

Fala também para esquecermos de Chico como o homem chamado amor lembrando-nos muito mais do amor.

"O Espiritismo não é um palco onde a gente dá show."

"Precisamos transformar esses elementos que são de referencial em elementos de atitude."

"O Cristão verdadeiro é aquele que consegue olhar o mundo e sentir-se confiante."

Aqui ele cita a inquietação de Paulo no livro Paulo e Estêvão quando não consegue compreender como ele, conhecedor das leis de Deus, não consegue ter a segurança e a calma que Estêvão demonstra quando está prestes a ser morto apedrejado.

"Ser Cristão é tirar o prato da mesa. Ser Cristão é arrumar a cama. É chegar perto de alguém que está calado e às vezes não dizer nada; só perguntar, 'Como está?'"

Finaliza sua fala com uma homenagem à Confern relembrando a quantidade de coisas que aprendeu por participar por tanto tempo dela e de agora estar podendo devolver um pouco do muito que dela recebeu.

"A Confern é isso, uma pausa na vida para a gente reorganizar os raciocínios e voltar depois da quarta-feira para o ano novo de trabalho, esperando as próximas."

O investimento de afeto que nós fizemos uns com os outros permanece conosco.
André no começo de sua oficina.

Allan e Allany preparando a última edição do Jornalzinho da Confern.

Olha aí o sorriso de Allany!

Aqui é na hora que Jacqueline, de Parnamirim, declama uma poesia em homenagem às pessoas que a inspiraram em sendo evangelizadores.

Jacqueline e André num abraço emocionado!

Abraços emocionados depois do emocionante final. André e Ismael.

 
André descendo do palco para abraçar mais pessoas.

Seu Jomar convocando os companheiros para participar da Caminhada da Paz.

Seu Jomar e Fábio Fidélis conversando momentos antes da saída para a caminhada.
O auditório com as pessoas que vão fazer a Caminhada da Paz.

Um comentário:

Antheu disse...

Caramba. Cada coisa que a gente acha na internet né!? :)

Muito emocionante lembrar destes momentos e perceber que você tmb fez parte deles com uma presença espiritual tão forte quanto a dos que ali estavam corporificados.

Obrigado querido amigo por esse registro.

A qualidade das imagens é equivalente a quando estamos com os olhos marejados. Era exatamente desta forma que eu via as coisas naquele momento :)

A qualidade das anotações é digna dos mais dedicados estudantes da vida.

Você também está aqui!

Abraço fraterno.